5 mentiras sobre o Marketing Multinível

135

Ao longo desses anos trabalhando com Marketing Multinível eu percebo que muitas pessoas contam mentiras sobre o nosso modelo de negócios. Seja com o objetivo de realizar um novo cadastro ou simplesmente tentar mostrar uma realidade que não existe, o fato é que essas mentiras contadas sobre o nosso negócio fazem com que existe um grande preconceito sobre o MMN.

Veja as principais mentiras contadas sobre o marketing Multinível:

  1. O Marketing Multinível é fácil:

Essa é uma das principais mentiras que as pessoas contam sobre o MMN. É bem verdade que o nosso negócio é bastante simples, porém, se tem algo que ele não é fácil. O fato de pessoas ganharem dinheiro e atingirem níveis altos dentro de suas respectivas empresas em um curto período de tempo, não quer dizer que isso acontece com a maioria das pessoas. Pode acreditar que a maioria dos líderes que conseguem um resultado em um curto período de tempo é por que já leva anos de MMN por trás. Já tem experiência nesse mercado.



Quando as pessoas entram no negócio com essa ilusão, ao perceberem que o negócio tem os seus obstáculos, elas acabam se desiludindo rapidamente. Afinal, elas entraram em um negócio que acreditava que era para ganhar dinheiro fácil.

Essa mentira ganhou bastante força na época das pirâmides financeiros nos anos de 2012 e 2013, onde as pessoas ganhavam dinheiro apenas por realizarem um investimento. Depois disso não precisava fazer mais nada e o dinheiro ficava caindo na conta. Obviamente esse tipo de modelo é insustentável e teve como resultado milhões de pessoas perdendo grandes quantias de dinheiro.

É importante ao cadastrar um novo distribuidor, mostrar que no nosso negócio os distribuidores precisarão enfrentar diversos obstáculos, mas que se seguir os treinamentos realizados pela empresa, se manter conectados ao sistema e aos uplines, e sempre manter o foco, com certeza ele poderá ter resultados significativos dentro do MMN.

Além disso, o negócio é bastante simples. Existe um modelo pronto para ser seguido e o novo distribuidor não precisa fazer nada de diferente daquilo. A receita já está pronta, é só colocar em prática. Porém, sempre lembrando que precisará bastante dedicação, pois o MMN definitivamente não é fácil.

 

2. Não precisa vender produtos:

O Marketing Multinível legítimo é feito de produtos. Não temos como simplesmente ignorar o fato que a venda de produtos é a essência do nosso negócio. Pensando nisso, pessoas entram pensando exclusivamente em cadastrar e forma uma equipe gigante, porém, que não existe movimentação de produtos. A tendência de uma equipe criada com esse pensamento é morrer futuramente.

O recrutamento é fundamental para o crescimento, porém, as vendas são fundamentais para a estabilidade a longo prazo. Se a empresa crescer demais, vai chegar um momento que o número de cadastros mensal irá diminuir e nesse momento se você não tiver distribuidores revendendo os produtos você verá os bônus caindo de forma drástica. Porém, quando você tem a sua equipe revendendo os produtos, mesmo que você não tenha muitos cadastros, mas a sua pontuação continuará considerável.

Então não cometa esse erro. Você pode focar um pouco mais no cadastro, mas precisa manter na sua equipe a cultura da venda, para que o seu negócio tenha mais durabilidade e tenha um número maior de retenção. Isso será essencial para o futuro da sua equipe.

 

3. O mais importante é o quanto a empresa paga:

Esse é uma das maiores mentiras que é contada. Sem dúvida alguma a bonificação que uma empresa paga é muito importante, porém, com certeza não é o atributo mais importante para se analisar.

Uma empresa estruturada ela tem uma grande despesa com estrutura logística, produtos, com sua marca, infraestrutura, funcionários, paga imposto… e a sua bonificação. Ela tem uma despesa enorme e é uma empresa criada para durar por toda a vida.

Ai vem uma empresa pequena, recém criada em fundo de quintal ou em um pequeno escritório, onde não tem  responsabilidade alguma com o longo prazo, onde possui poucos funcionários, pouca infraestrutura, poucos produtos, pouca logística, algumas sonegam impostos…

Qual você acredita que tem mais condições de oferecer uma grande bonificação? É óbvio que a pequena empresa. Porém, qual empresa tem condições reais de guiar você para uma liberdade financeira pelo resto da sua vida? Obviamente a primeira opção.

Então perceba que a questão da bonificação não é o fator mais importante que devemos analisar ao decidir entrar em uma empresa de Marketing Multinível. É importante sim, porém, temos que analisar primeiramente se a empresa terá condições de se manter no mercado pelos próximos 20 ou 30 anos.



 

4. É preciso cadastrar muitos diretos para ter sucesso:

Essa é uma outra mentira que acaba prejudicando muitas pessoas no Marketing Multinível. Aumentar a quantidade de diretos é muito importante, mas isso só deverá ser feito na medida do suporte que você consegue oferecer para sua equipe.

Eu conheço pessoas que ganham muito dinheiro em diversas empresas de MMN e eles não são os distribuidores que mais cadastraram diretos em suas respectivas empresas, mas são sim, grandes líderes. Tudo que você precisa ter é um pequeno grupo de pessoas dispostas a terem grande resultado e ensinar esse grupo a chegar no topo.

Não adianta nada você cadastrar 20, 30, 50 pessoas de uma vez e não consegui dar suporte para esse pessoal. Eles, por não ter ninguém orientando acabam não tendo resultado e desistem do negócio. Enquanto aquele distribuidor que conseguiu cadastrar apenas 5 por exemplo, exerceu o papel de líder e conseguiu guiar aquelas pessoas para o sucesso.

Então perceba que o seu resultado não está diretamente ligado ao número de pessoas que você vai cadastrar, mas sim, ao número de pessoas que você conseguirá guiar ao topo. Um número pequeno obviamente se torna mais fácil de trabalhar.

O que não quer dizer que você não possa recrutar um grande número de pessoas. Isso é possível sim, porém, desde que você consiga criar um sistema de suporte para toda essa equipe.

 

5. O ideal é trabalhar em mais de uma empresa:

No Marketing Multinível ter foco é essencial para obter resultados. Nós vimos na 1ª mentira que o MMN não é um negócio fácil. Você precisa se dedicar, trabalhar arduamente para obter resultados. Agora qual o resultado que você acredita que terá se dividir todo esse trabalho em várias empresas?

Por mais que você consiga ter a disciplina necessária e consiga separar um tempo de dedicação entre várias empresas, se alguém da sua equipe souber acaba destruindo a sua imagem. Isso não terá um efeito positivo.

O mais importante é você ter o foco todo voltado para uma única empresa, pois é a forma mais simples de se obter resultado. Auxilie a sua equipe a manter esse mesmo foco que você. Lidere pelo exemplo. Se você trabalhar em várias empresas, provavelmente sua equipe vai seguir o seu exemplo e também entrará em outras empresas e dessa forma não fará o trabalho em nenhuma delas da forma correta. Fará um pouco em cada uma delas, e já vimos que fazer o mínimo não será suficiente para crescer.

Então a minha dica é: esqueça a ideia de fazer várias empresas de MMN. Já tivemos muitos exemplos que mostram que isso não dá certo. Escolha a sua empresa, e trabalhe com toda dedicação e profissionalismo. Isso sim fará com que você possa obter a sua liberdade financeira.