Ter sucesso com o Marketing Multinível é algo que não é tão fácil quanto as pessoas pensam quando participam de sua primeira apresentação de negócios. Geralmente eles saem dessa APN sonhando que vai ficar rico facilmente, que convidará um par de pessoas e depois simplesmente o negócio acontecerá de forma automática, e obviamente que não é dessa forma que acontece.

Nesse artigo iremos passar 10 sacadas para ter sucesso com o Marketing Multinível que com certeza fará você obter um grande resultado dentro desse incrível modelo de negócio.

 

Sacada 1 – vender produtos paga as contas, formar equipe garante liberdade financeira:

As vendas são uma parte essencial de qualquer negócio de Marketing Multinível. Sem as vendas o negócio simplesmente não existe, porém, é importante iniciarmos falando que você focar nas vendas não irão lhe levar para o topo do Plano de Marketing.



Não quero dizer com isso que você deve ignorar essa parte tão importante, mas não deve focar nela. Pessoas que trabalham apenas com vendas podem conseguir uma grande bonificação ao longo do mês, mas dificilmente poderá aumentar muito mais essa quantia com o passar do tempo.

Isso acontece pelo fato das pessoas serem limitadas pelo seu próprio trabalho. O dia tem apenas 24h e você não poderá aproveitar mais do que isso. Geralmente você será limitado geograficamente, visto que a tendência é que você venda para as pessoas mais próximas a você. Sem contar que você pode ficar doente por exemplo, o que lhe impedirá de trabalhar e vender os produtos da sua empresa.

Quando você foca em formar equipe, você está na realidade construindo uma renda passiva. Isso é o que garantirá futuramente a sua liberdade financeira. A partir do momento que você monta uma equipe, tudo que for gerado nela fará com que você ganhe uma pequena comissão.

“Melhor ganhar 1% sobre o trabalho de 100 pessoas, do que 100% do meu próprio trabalho”

Talvez você já tenha visto essa frase e ela representa muito bem a importância de formar uma grande equipe.

Você terá um grande trabalho inicialmente, onde deverá cadastrar pessoas, treina-las, orientar e oferecer todo o suporte necessário. Mas depois que sua equipe está bem treinada, você começará a ver sua equipe crescendo como uma bola de neve. O negócio foge do seu controle e nesse momento você verá que tudo valeu a pena.

 

Sacada 2 – Não seja vitimista!

Um dos piores tipos de pessoas que eu encontro no Marketing Multinível são as vitimistas. São as pessoas que culpam a tudo e a todos. Elas simplesmente não querem assumir a responsabilidade pelo seu crescimento, e prefere deixar o seu resultado nas mãos de fatores externos.

– Ah, a minha empresa não entregou os produtos no prazo;
– O meu patrocinador não dá o suporte que eu mereço;
– A minha equipe não tem comprometimento;
– Se o país não estivesse em crise eu com certeza conseguiria ter um grande resultado;
– Na minha cidade esse negócio de Marketing Multinível não funciona.

E a lista de desculpas não param, sempre tem algum motivo para justificar o seu insucesso. O grande problema disso, é que quando você se concentra em coisas negativas, a tendência é que mais coisas ruins aconteçam com você.



Já parou para pensar no número de desgraças que acontece na vida daquelas pessoas que falam: “- pobre de mim, só acontece coisa ruim na minha vida.” ? Mas é óbvio que essas coisas acontecem, pois elas atraem coisas negativas ao ficarem falando sobre isso. Por favor, não cometa mais esse erro.

Veja o oposto, as pessoas de sucesso vivem com o astral lá em cima. Mesmo quando acontece algum problema elas logo pensam em uma solução. Elas se concentram sempre em coisas positivas e como podem fazer para bater o próximo nível. Esse é o pensamento de um vencedor.

É óbvio que problemas vão surgir, mas você tem que está preparado para enfrentar as dificuldades e saber que VOCÊ está no controle do seu negócio.

Não deixe a crise determinar se você vai ter sucesso ou não. Se a sua cidade vai ser o fator determinante para seu sucesso ou não. Tudo se resume a você.

A partir do momento que você começa a entender que você é o dono da situação, talvez você comece a entender que jogar a responsabilidade para terceiros não te levará a nenhum lugar.

 

Sacada 3 – Trabalhe com metas!

“Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.

Trabalhar com metas é crucial para obter sucesso na sua empresa de Marketing Multinível. A partir do momento que nós estipulamos uma meta para trabalharmos tudo começa a ficar mais fácil. Afinal, nós já sabemos o caminho que teremos para percorrer.

Diferença Metas x Sonhos:

Quando entramos em uma empresa de Marketing Multinível inevitavelmente nós ficamos com muitos sonhos, nós passamos a desejar conquistar muitas coisas, porém, de uma forma vaga.

Exemplo: tenho o sonho de um dia me tornar Diamante nessa empresa. Porém, como sabemos, “um dia” nunca chega. Tudo o que temos é o hoje.

Para transformar o seu sonho em uma meta você precisará ser bem mais específico. Por exemplo, Para se tornar Diamante você precisará fazer X pontos dentro do mês.

Além disso você precisa colocar uma data. Não pode ser algo irrealista. Tem que ser alcançável. Você nunca trabalhou com MMN antes e colocar que quer ser Diamante no 1º mês seria apenas uma forma de frustração. Um prazo razoável para uma pessoa que não tem muita experiência seria um prazo de 02 anos para chegar nesse nível.

Agora que você estipulou o prazo, você precisará elaborar o seu Plano de Ação. Quantas pessoas você precisará falar diariamente. Quantas horas por dia será necessário trabalhar para falar com essas pessoas. Quantas pessoas eu tenho como meta de cadastros mensais…

Como você pode perceber, para conquistar sua meta principal você precisará elaborar metas menores. Recomendo sempre que tenha pelo menos a sua meta anual, mensal, semanal e a mais importante que é a meta diária.

A meta diária é o que fará você a se tornar consistente. Isso é algo que quero falar um pouco mais para frente.

Por fim, perceba que na medida que você estipula suas metas, fica muito mais fácil você executar o seu plano de ação. Você já sabe o caminho que precisará percorrer para chegar no seu objetivo final.

Se você não cria sua meta, você simplesmente estará deixando o seu negócio ao acaso. Então não perca mais tempo e crie agora mesmo as suas metas!

 

Sacada 4 – Foque nos NÃO’s!

Quando entramos nós escutamos muito que temos que sair para procurar o “sim” das pessoas que querem entrar no negócio. Isso é um erro que pode custar o seu negócio e o negócio das pessoas da sua equipe.

Quando você foca no “sim” principalmente quando você está iniciando você terá uma grande possibilidade de se frustrar. Simplesmente não é fácil você conseguir patrocinar muitas pessoas no início. Você ainda não tem experiência na sua empresa, ainda não tem resultado para mostrar, ainda não ganhou dinheiro, ainda não tem credibilidade… Todo esse mix de fatores tornam um pouco mais difícil você sair recrutando pessoas no início.

Essa dificuldade inicial pode ser um pouco frustrante pois ao convidar algumas pessoas e não receber o “sim” que você esperou receber poderá fazer com que você acaba desanimando do negócio e achando que o negócio não é para você.

O que talvez não saiba é que isso faz parte do processo. Para receber os desejados “sim” você acabará tendo que ouvir muitos “não” também. Então deixe-me apresentar uma outra perspectiva para você trabalhar.

Eu garanto para você que se você falar com as pessoas e no processo você ouvir 500 “não” pode ter certeza que nessa altura você já terá se tornado um grande líder dentro desse negócio. Sabe por que? Por que ao longo desses 500 “não” você conseguiu patrocinar muitas, mas realmente muitas pessoas.

Se você ensinou esse principio para a sua equipe, talvez a essa altura você tenha uma equipe com centenas, talvez milhares de pessoas. Provavelmente já terá batido níveis incríveis dentro da sua empresa, e tudo isso por que você teve uma nova forma de encarar os seus resultados.

Então entenda que na medida que você foca no “não”, o “sim” virá naturalmente. Não se preocupe com ele, pois ele VIRÁ. Acredite nisso. Não adianta você está se preocupando com algo que acontecerá de uma forma ou de outra. Fale com as pessoas e quando menos espera alguém dirá sim para a sua proposta.

Então a partir de agora, sempre que alguém disser “não” para você, comemore. Isso significa que você está mais perto do “sim”. Se você colocou uma meta de ouvir 500 “não’s” então agora só faltará 499, vamos para o próximo.

 

Sacada 5 – Faça uma análise após cada apresentação:

Eu falei na sacada anterior para focarmos nos “não’s” e dei o exemplo que a pessoa que ouviu 500 “não’s” com certeza terá um grande resultado dentro de sua empresa de Marketing Multinível.

Porém, para maximizar tudo isso é necessário que você faça sempre uma análise dos pontos positivos e negativos de cada apresentação realizada.

Muitas vezes eu apresentar o Plano de Marketing da minha empresa para um prospecto eu falava algo que na hora eu percebia que tinha sido um erro. Algumas vezes era algo até correto, mas a forma como falei não foi das melhores e isso causou um impacto negativo na apresentação, fazendo com que ele acabasse não entrando.

O inverso também acontecia e em determinados momentos eu falava algo que na hora eu percebia que eu tinha ganho aquele prospecto. Ele praticamente pedia para efetuar o cadastro logo.

Então quando terminada uma APN eu sempre procurava fazer essa análise dos pontos que não foi bom e assim evitar usar nas próximas APN’s (ou pelo menos falar de uma outra forma), bem como procurava verificar os pontos que causaram um impacto muito positivo, e dessa forma poder utilizar mais vezes nas próximas APN’s.

É óbvio que algumas coisas que causaram impacto negativo em determinada pessoa pode não causar em outra e nem sempre o que causou um grande impacto positivo em alguém fará o mesmo efeito em outras pessoas. Nós sabemos que cada pessoa é única e tem sua particularidade, porém, com o passar do tempo e com essas análises você vai começando a conhecer cada tipo de pessoa. Você vai aprendendo a lidar com as pessoas e a conhecer um pouco mais o que se passa na mente delas.

Nesse ponto você provavelmente será uma grande referência no mercado e será um exemplo para muitas pessoas que estão iniciando.

Mas é importante saber que você só conquistará isso com essas análises. Se você não fizer, por mais que você realize centenas de APN’s elas acabarão se tornando apenas números. Você precisa aprender com elas para que possa crescer como profissional.

Então toda vez que você realizar uma APN ou até em uma conversa informal sobre o seu negócio, procure analisar como foi o seu diálogo e veja sempre onde você pode melhorar.

 

Sacada 6 – Seja Consistente:

Esse é um dos grandes males que enfrentamos em nosso negócio. Pessoas inconsistente não consegue chegar no topo do Plano.

É aquele tipo de pessoa que tem um dia simplesmente incrível e depois passa 1 semana sem falar ou fazer qualquer coisa relacionado ao negócio. Esse tipo de atitude vai fazer com que você acaba ficando afastado do seu negócio, e depois quando você desejar retornar para trabalhar não estará mais com o mesmo gás.

Você deve sempre realizar uma pergunta: o que eu fiz ou ainda vou fazer pelo meu negócio hoje?

Afinal, devemos fazer um pouco todos os dias, nem que seja ao menos um pouco, mas precisa ser feito todos os dias. A consistência mantém você conectado, garantindo um bom resultado de duplicação e crescimento constante. É melhor ir crescendo aos poucos e continuamente do que ter um crescimento rápido e inconsistente.

Intensidade:

Um fator que é importante também está relacionado com a intensidade. Quanto do seu dia você disponibilizará para o negócio?

Obviamente a intensidade vai depender da disponibilidade de cada um. Tem pessoas que passam o dia inteiro trabalhando e só está disponível na parte da noite. Outras estudam pela manha e tem tarde e noite livre. Outras se dedicam de forma integral ao negócio, tendo um bom período de tempo disponível para o negócio.

A intensidade é importante, porém, não é fator primordial para o negócio. Não é raro pessoas que tem pouco tempo disponíveis terem mais resultados de pessoas que trabalham de forma integral.

Isso acontece por 2 fatores:

O 1º é que elas provavelmente são bem mais constantes. Trabalham pouco, mas fazem todos os dias. Estão sempre aproveitando um tempo livre para fazer o negócio acontecer.

O 2º fator é a qualidade. É muito melhor você trabalhar 1h com muita qualidade e sendo bastante proveitoso, do que você passar 8h tentando fazer um trabalho que você não sabe fazer da forma correta e sem utilizar as ferramentas que sua empresa disponibiliza. Quando você trabalha com qualidade você consegue fazer muito mais em um período bem menor de tempo. A qualidade se consegue com conhecimento.

Então perceba que o mais importante aqui é você ser consistente e aliar a isso um trabalho de alta qualidade. Se você juntar os dois a um trabalho em alta intensidade então você será imparável.

 

Sacada 7 – Adquira autoridade:

Autoridade é o que fazem as pessoas desejarem entrar na sua equipe. Quando você se torna uma autoridade no Marketing Multinível você terá pessoas entrando em contato com você pedindo para fazer na sua equipe.

Um das formas mais óbvias de conquistar autoridade é através de qualificação. Você já parou para pensar como um grande líder tem mais facilidade em efetuar um cadastro? E digo isso sem me referir a experiência que ele já adquiriu com o passar dos anos, mas só o fato dele ter um nível elevado dentro da empresa fazem as pessoas seguirem o que ele fala.

Então acaba se tornando mais fácil para um top líder da empresa efetuar um cadastro do que um consultor que acabou de iniciar na empresa, se considerarmos os dois com o mesmo nível de experiência. O fato é que a medida que você sobe de nível você vai adquirindo uma maior autoridade perante as demais pessoas.

Porém, essa não é a única forma de se adquirir autoridade, e sim, é possível que um distribuidor que ainda não tenha um grande nível de qualificação ter muito autoridade.

Uma das formas é na forma de se comportar perante as demais pessoas. A forma de se vestir e de falar. O que você posta em redes sociais. Tudo isso faz com que sua autoridade aumente ou diminua.

Outro fator crucial é o seu conhecimento dentro do segmento de MMN e da sua empresa. Se alguém efetuar uma pergunta sobre o Plano de Marketing da sua empresa e você não souber responder, então aquela pessoa acabará ficando com uma imagem de que você não é um grande especialista naquele assunto.

Diferente de uma pessoa que responde todas as suas dúvidas com segurança, demostrando confiança. Isso fará com que a pessoa acredite que você terá condições de conduzi-la no caminho do sucesso.

Quanto mais autoridade você tiver, mais as pessoas confiarão em você para ajuda-las no negócio. Elas pedirão para fazer parte da sua equipe e vão falar com orgulho que tem o “sr. autoridade” como patrocinador delas. É dessa forma que as coisas acontecem.

Então eu recomendo que procure se especializar. Procure se tornar uma referência no assunto e você verá como aos poucos as pessoas vão lhe enxergando como uma grande autoridade no Marketing Multinível.

 

Sacada 8 – Trabalhe com a emoção:

As pessoas compram as coisas baseadas na emoção, e justificam essas escolhas baseadas na razão.

Permita-me dar um exemplo: as vezes a pessoa não está precisando trocar de celular. Mas lançou um novo modelo que é melhor que o atual celular dessa pessoa. Perceba que ela não precisa, mas ela gostou do celular, sabe que tem mais funcionalidades e que seus amigos vão sentir inveja dela por ter aquele novo aparelho. Muitas vezes a pessoa não tinha nem condições financeira no momento, mas baseado na emoção ela acaba comprando o novo aparelho. Então o que ela faz? tenta justificar sua compra com argumentos racionais do tipo: -ah, o celular estava com um bom desconto, parcelei em 100x sem juros, ou o meu celular já estava ficando velhinho…

Veja que as pessoas elas agem pela razão. As pessoas não querem saber se o binário paga x ou y. Se você ganha x% sobre as vendas da sua equipe. As pessoas querem saber como esse negócio poderá ajudar na vida delas.

Então é importante que você descubra quais os sonhos das pessoas e veja como a sua empresa pode ajudar a realizar esses sonhos.

Se a pessoa tem o desejo de ter mais tempo com sua família, então mostre para ela como a sua empresa poderá fazer isso por ela.

Se o prospecto tem o sonho de fazer grandes viagens, veja como a sua empresa recompensa os distribuidores que baterem determinadas metas.

Mostre os benefícios que as pessoas terão e não apenas números e mais números que são apresentado durante a APN. A maioria das pessoas saem de lá sem lembrar nem 20% dos números apresentados durante a APN. Mas os benefícios que foram passados lá, ah, isso elas vão dormir sonhando com isso.

Então de posse dessa informação, eu recomendo que sempre procure saber quais os sonhos de seus prospectos e veja como sua empresa poderá ajudar na realização desses sonhos. Eu tenho plena convicção que o seu percentual de fechamento aumentará consideravelmente se trabalhar dessa forma.

 

Sacada 9 – Só dê ouvidos as pessoas que tenham no mínimo o dobro do seu sucesso:

Como é triste ver uma pessoa que tinha tanto potencial ser contaminada por pessoas que não tem nada de bom para oferecer. Pessoas que nunca conquistaram nada de importante na vida, mas vivem atrapalhando mais e mais pessoas de terem sucesso.

Você precisa entender que o Marketing Multinível é uma realidade no mundo todo. Pessoas de sucesso recomendam essa forma de trabalho. Pessoas extremamente ricas e bem sucedidas falando que é um modelo de negócio que pode ajudar muitas pessoas a conquistarem liberdade financeira. Mas você para e prefere ouvir um vizinho, primo, conhecido que ouviu falar que MMN não dá certo, que é pirâmide, que isso e que aquilo outro…

Essa postura está totalmente errada. Procure se espelhar em grandes líderes e não dar ouvido a pessoas negativas que não tem nada de bom para somar na sua vida.

O Marketing Multinível sofre de grande preconceito e dois dos principais motivos são:

  1. Alguns anos atrás o Brasil ficou infestado de pirâmides financeiras que se passavam por empresas de Marketing Multinível. Isso fez muitas pessoas perderem dinheiro. É importante que você verifique se faz parte de um negócio legal.
  2. O segundo motivo, é que tem pessoas que simplesmente não deram certo em seus negócios de MMN e saem falando para todos que isso não funciona. É uma defesa para tentar justificar o seu fracasso. Ela não observa que no mesmo período milhares de pessoas foram crescendo em diversos negócios diferente, enquanto ela estava fracassando. Para essas pessoas, em vez de assumir a responsabilidade pelo seu insucesso, elas preferem colocar a culpa em todo um sistema que a décadas vem se mostrando altamente eficaz.

Então volto a repetir, procure seguir a dica das pessoas que estão tendo sucesso. Sabe aquela frase que diz:

“Diga-me com quem andas, que eu te direi quem és”

Pois bem, é por ai que você deve agir. Procure andar com os lobos. Com as pessoas de sucesso, pois é com elas que você chegará ao topo.

Sacada 10 – não desista, antes de dar o seu melhor!

Algumas pessoas falam que nós não podemos desistir do nosso negócio. Que basta insistir por anos e anos que um dia teremos resultado.

Na minha opinião desistir não é motivo de vergonha e você não deve se sentir o pior dos seres humanos por isso. Desistir faz parte e tem momentos que nós podemos desistir e sair de cabeça erguida.

Porém, 99% das pessoas que desistem, elas saem antes de dar o seu melhor. De fazer o negócio da forma correta. Elas desistem sem nem ao menos tentar fazer o negócio da maneira que precisa ser feito.

Eu faço parte de uma empresa que eu sou completamente apaixonado e não me vejo desistindo dela, mas se um dia eu desistir, eu quero poder encostar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo sabendo que eu fiz tudo que estava ao meu alcance para ter resultado.

Como eu iria me sentir sabendo que talvez a grande oportunidade da minha vida estava na minha frente e eu não dei o devido valor? Talvez a possibilidade para eu mudar de vez a minha vida financeira e eu não trabalhei da forma correta?

Ah não, eu simplesmente não conseguiria dormir sem ter plena convicção de ter feito a minha parte.

Então lembre-se, quando pensar em desistir faça essa análise: Veja se você já fez tudo que tinha que fazer, se você usou todo o seu potencial para o negócio e analise se realmente você não poderia fazer um pouco mais. Se você acredita que seu trabalho poderia ser melhor do que foi, então, amigo, ainda não está na hora de você desistir.

 

Conheça também o Escritório Virtual Hinode e a Cadastro Amakha Paris

Amakha